O vereador Mario Celso Cunha lamentou ontem que relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro do Consumidor esteja apontando que quem mais tenha sido prejudicado com o processo de privatização das estatais brasileiras seja a população de baixa renda.
""Mais uma vez os mais pobres estão pagando a conta de uma ação de governo"", afirmou, lembrando que o processo foi sucedido por uma alta de tarifas que atingiu principalmente os consumidores de menor porte.
Segundo o Idec, o resultado nefasto da privatização é fruto da inexistência de uma política de controle governamental das tarifas cobradas por empresas privatizadas, além da legislação das agências reguladoras ser omissa.
TARIFAS
No caso do Paraná, Mário Celso voltou a lembrar o caso das tarifas telefônicas que, desdobradas em diversas categorias e entregue a diversas empresas, provoca confusão e reclamação dos usuários. ""A propaganda garante que todas cobram o menor preço, embora seja conhecida a existência de uma grande diversidade de custos, que não é esclarecido ao consumidor"", completou.