O líder do PSB na Câmara Municipal, Mario Celso Cunha, está encaminhando sugestão à prefeitura de Curitiba para que sejam realizados estudos sobre educação alimentar nas escolas da rede municipal de ensino, bem como avaliar a merenda escolar. Sugere também a criação de um Conselho de Alimentação Escolar com a participação da comunidade.
Segundo o vereador, tais propostas visam combater o problema da obesidade infantil que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, cresceu 240% nos últimos 20 anos no país, entre crianças e jovens. Outra pesquisa aponta que o número de crianças e adolescentes acima do peso passou de 3% em 1975 para 15% em 1997. ""Precisamos estar alertas para um problema que hoje já é uma grande preocupação para as áreas de saúde de países desenvolvidos, como os Estados Unidos"", explicou Mario Celso.
EDUCAÇÃO
O pessebista lembra também dados divulgados nos últimos dias pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, que mostram que o Brasil já gasta R$ 1,4 bilhão por ano com doenças relacionadas à obesidade. Mário destaca a importância que as escolas possuam programas de acompanhamento alimentar elaborados por nutricionistas, que ensinem a criança a se alimentar. Também destaca a necessidade de se ampliarem as atividades esportivas, para que os alunos possam queimar calorias.
""O Brasil é um país de imensos contrastes e um deles se manifesta na alimentação das crianças. Por um lado temos grandes regiões onde existem pessoas desnutridas, enquanto em outras ocorre o problema do sobrepeso, que pode representar, a médio prazo, uma gravidade comparável aos EUA, onde 15,5% das crianças entre 6 a 12 anos são consideradas obesas.