volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Vereador defende estímulo ao uso do transporte coletivo

25/07/2003

Além de investir no aperfeiçoamento e ampliação dos sistemas, o município de Curitiba precisará estimular a população a utilizar mais o transporte coletivo, sob pena de, em alguns anos, a cidade vir a ter de adotar restrições ao uso de veículos particulares. A afirmação foi feita pelo vereador Mário Celso (PSB), ao analisar números que mostram que a Capital já tem hoje cerca de 600 mil carros em circulação, a maior frota das capitais na proporção de habitantes.

""A cidade começa a sofrer problemas com congestionamentos e poluição que, a continuar o crescimento da frota em circulação, poderão levar as futuras administrações a adotarem medidas como o rodízio de veículos e outras. Antes disso, será necessário aprimorar o sistema de transporte e promover campanhas de estímulo ao uso do transporte coletivo"", defende o vereador, que considera que os problemas podem vir a prejudicar a qualidade de vida da cidade, reconhecida internacionalmente. Para tanto, inclusive, será necessário garantir tarifa barata, uma frota renovada e ações em setores como o da segurança pública, para dar ao usuário condições que o estimulem a deixar o carro em casa, acrescenta Mário.

ACIDENTES

O crescimento da frota, provocado pelo acesso aos veículos por melhores condições do que em outras cidades, face ao pólo automotivo instalado na Região Metropolitana traz, segundo o vereador, outro problema grave para a cidade: o aumento no número de acidentes. Dados de 2001 mostram o registro de mais de 5.300 ocorrências nas ruas da Capital, gerando 95 mortes e 6.800 feridos. ""Ressalte-se que o registro de mortes é feito apenas quando essas ocorrem no local do acidente. Ficam de fora as ocorrências em hospitais e no período pós-hospitalar, o que leva a crer que o número pode ser até três vezes maior, segundo os especialistas"", ressalta Mário.

O vereador lembra ainda que o crescimento da frota levou à ampliação de uma prática criminosa ao longo dos últimos anos. Hoje Curitiba tem, proporcionalmente, um dos maiores índices de roubos de veículos por dia, cerca de 28. Também proliferam pela periferia os desmanches, que vem sendo fechados periodicamente pela polícia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar
Fale Conosco