volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Para Mario, campanha vai alertar a população

29/07/2005

Lembrando que a poluição do ar é a oitava causa de mortalidade no mundo, sendo responsável por 800 mil mortes anuais, o vereador Mário Celso Cunha manifestou apoio à campanha que será realizada na próxima segunda-feira, em Curitiba, pela prefeitura municipal, que vai restringir a circulação de veículos em áreas da cidade. ""Mais do que um resultado prático, a campanha servirá de alerta para a necessidade de nos preocuparmos cada vez mais com a poluição do ar, onde a concentração de monóxido de carbono e fumaça representa, a cada dia que passa, maior ameaça à nossa saúde"", acrescentou.

Segundo o vereador, estudos médicos mostram que a poluição do ar não provoca apenas doenças pulmonares, mas também desencadeiam um aumento das doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade no país.

Pesquisa realizada no ano passado – destacou – mostra que a poluição do ar é responsável por um aumento de 9% da mortalidade ocasionada por doenças cardiopulmonares. Assim, com um dia sem carro, a prefeitura de Curitiba faz um alerta à população sobre um mal quase sempre invisível, mas que se constitui uma ameaça numa cidade que tem, percentualmente, o maior volume de automóveis por pessoa do país.

POLUIÇÃO

Segundo Mário Celso, vários pontos da cidade, especialmente no centro, em horários de pico no trânsito, apresentam elevados índices de poluição do ar, caso das imediações da praça Rui Barbosa. ""O volume de poluição não chega a se comparar a São Paulo, mas já deve ser motivo de apreensão de parte de nossas autoridades de saúde, já que existe uma tendência de crescimento. Assim, a campanha da prefeitura precisa ser bem recebida pela comunidade, mais como um sinal de alerta do que como redutora do problema, que precisa ser combatido de forma sistemática e permanente, em ação conjunta dos setores públicos e da sociedade"", finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar
Fale Conosco