volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Arena reserva 150 lugares para pessoas com deficiência

09/05/2012

Pelo projeto original do estádio Joaquim Américo, para um público de 41.913 espectadores, estão reservados 54 lugares para pessoas em cadeira de rodas, 48 para pessoas de mobilidade reduzida e 48 para pessoas obesas, num total de 150 lugares. Este número poderá ser ampliado, dependendo de ajustes junto às entidades que tratam do setor.

Segundo a NBR 9050, Norma Brasileira que trata da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência a edificações, os dados estão dentro dos limites técnicos, já que a Norma exige 56 lugares para cadeirantes, 51 para pessoas com mobilidade reduzida e 51 para obesos, num total de 158.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, correspondendo a 23,91% da população brasileira.

O secretário estadual para assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, aproveitou a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em Curitiba, para apresentar um caderno informativo sobre Acessibilidade e Garantias às Pessoas com Deficiência para o Mundial no Brasil. A ministra esteve em Curitiba para apresentar as Ações do Plano Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência - Viver sem limite.

“O efetivo acesso aos portadores de deficiência é um direito garantido pela própria Constituição. Para a Copa do Mundo estamos empenhados para que seja garantido este direito não apenas no estádio, mas em todos os setores de mobilidade urbana”, disse o secretário da Copa.

“Pessoas com deficiência devem ser respeitadas em todos os setores da sociedade, seja na educação, cultura, saúde ou esporte. Hoje o Brasil caminha cada vez mais forte na direção da inclusão social, possibilitando estarmos todos nos mesmos espaços, convivendo com a multiplicidade”, afirmou a ministra Maria do Rosário.


Curitiba. Na foto: Secretário da Copa, Mario Celso Cunha; secretária da Justiça,
Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; e a ministra Maria
do Rosário.



Curitiba. Secretário Mario Celso Cunha entregou um caderno informativo sobre
Acessibilidade e Garantias às Pessoas com Deficiência.


Curitiba. Reunião técnica referente ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa
com Deficiência. Secretária da Família e Desenvolvimento, Fernanda Richa, a
ministra Maria do Rosário, e o vice-governador e secretário da Educação, Flavio
Arns. Foto: Rogério Machado.


Curitiba. Reunião técnica referente ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa
com Deficiência. Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria
Tereza Uille Gomes. Foto: Rogério Machado.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco