volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Escritório Verde da UTFPR se integra à Copa 2014

18/05/2012

Durante a reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da secretaria estadual para assuntos da Copa, realizada nesta quinta-feira (17), o professor Eloy Casagrande Junior fez uma apresentação das ações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR na questão Copa 2014, mostrando os exemplos do Escritório Verde, que desenvolve uma política de sustentabilidade do campus da universidade, e servirá como ponto de apoio para diretrizes de arquitetura e construção sustentável, abrangendo Fan Fest, mobilidade urbana e postos móveis de informação.

“Nossa maior preocupação é com o aumento da emissão de gases, principalmente com o deslocamento de milhares de turistas”, disse Casagrande, que também preside a Câmara Temática. “É importante a utilização de material de baixo impacto ambiental, energia renovável, sistema de coleta e uso da água da chuva, banheiros biológicos e telhados verdes”, lembrou.

Outro tema levantado foi o do cumprimento do Green Goal, um programa da Fifa para redução das emissões de CO2 em seus eventos e que focaliza quatro pontos: água, resíduos, energia e transporte.

Neste encontro foi apresentado um audiovisual sobre as ações para o controle de cheias na Região Metropolitana de Curitiba, feita pelo técnico Carlos Alberto Galerani, do Instituto das Águas do Paraná. Considerando que a Copa do Mundo será realizado no mês de junho, com situações climáticas adversas, é importante fazer a prevenção no combate de enchentes. “Além da prevenção das cheias, o governo do estado vem realizando muitas ações de limpeza e desassoreamento de diversos rios”, disse Galerani.

O major Antonio Geraldo Hiller, da Defesa Civil, fez um relato do trabalho que está sendo realizado pela Defesa Civil. “Atualmente nós fazemos um trabalho efetivo de prevenção, o que antes não acontecia. Trabalhamos com um sistema integrado, composto por vários órgãos, com uma permanente atualização de informações”, ressaltou Hiller.

Finalizando o encontro, o técnico da Celepar Adão Antonio Pedroso, mostrou um quadro onde já existem cadastrados 130 ações macro e 761 projetos para a Copa do Mundo Fifa 2014. “A Celepar tem hoje uma equipe de 20 pessoas trabalhando neste projeto Copa 2014. Estamos fazendo um trabalho de captação e guarda dos projetos, fazendo inclusive a digitalização dos documentos de cada projeto”, lembrou Pedroso.

“Nosso objetivo é fazer uma Copa sustentável, com selo verde, atendendo todos os núcleos de defesa do meio ambiente”, disse o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.

Segundo Carlos Langone, coordenador da Câmara Temática do Governo Federal, já existem 86 projetos ambientais aprovados em diversos níveis de governo como parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, com investimentos que somam R$ 24 bilhões. 12 projetos estão vinculados às obras nos estádios, 53 são de mobilidade urbana, 14 de aeroportos e 7 para portos.


Curitiba. Reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Curitiba. Reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Curitiba. Reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Curitiba. Reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Fotos: Eurico Machado.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco