volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Propostas privadas e governamentais serão integradas a sistema de gestão de projetos para a Copa 2014

31/05/2012

Projetos da iniciativa privada e de todas as secretarias de governo do Estado do Paraná voltados à Copa do Mundo de 2014 devem ser integrados a sistema de gestão desenvolvido para a Secretaria de Assuntos da Copa. Em reunião da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia na manhã desta quinta-feira (31), no Lactec, o secretário Mario Celso Cunha pediu aos representantes das instituições que integram o grupo que colaborem na alimentação das informações. “Existem muitas ações pró Copa em andamento, mas que não são levadas aos órgãos competentes ou que não são de conhecimento da população”, afirma Mario Celso. “Nossa intenção é monitorar e divulgar essas iniciativas.”

Segundo o secretário, novos projetos também são bem-vindos, mas precisam ter fonte de recursos assegurada para a sua execução. Presidida pelo engenheiro Omar Sabbag Filho (superintendente do Lactec), a Câmara Temática de Comercial e Tecnologia envolve representantes de 19 instituições e órgãos governamentais. Na reunião desta quinta-feira, Sabbag colocou o Lactec à disposição do grupo como um interlocutor no levantamento dos projetos em andamento.

A ferramenta de gestão dos projetos paranaenses para a Copa 2014 é administrada pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). O sistema já tem cadastradas 130 ações macro e 761 projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, tecnologia, comercial, esporte, cultura, ação social, estádio, turismo e transparência. Desses, 90 ações e cerca de 500 projetos já estão em pleno desenvolvimento. Segundo o vice-presidente da Câmara de Comercial e Tecnologia, Adão Antonio Pedroso, do Celepar, o método desenvolvido pelo Paraná para gerir os projetos tem inspirado outras sedes brasileiras do Mundial.

Recursos
De acordo com o secretário Mario Celso Cunha, os recursos assegurados para o Paraná em função da escolha de Curitiba como sede da Copa do Mundo da FIFA de 2014 já passam de R$ 2 bilhões, valor que não inclui as verbas para a instalação do metrô. “A Copa vai dar certo”, assegura Mario Celso. “Em 1948 não havia estádio e em 1950 estava pronto o Maracanã, mesmo sem toda a tecnologia de que dispomos hoje.”

ICI
O presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Renato José de Almeida Rodrigues, apresentou à Câmara Temática de Comercial e Tecnologia alguns projetos que poderão ser utilizados na Copa do Mundo. A proposta é adaptar algumas soluções tecnológicas desenvolvidas pelo ICI ao público e às novas demandas que surgirão durante o período de jogos. Alguns projetos apresentados são os pontos de informação computadorizados interativos que seriam espalhados por Curitiba; o monitoramento por vídeo de ruas e outros locais públicos; a tecnologia do cartão com chip – hoje utilizada por servidores municipais e usuários do transporte coletivo –, com diversos tipos de aplicação durante o período do evento.


Curitiba. Reunião da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia na sede do
LacTec.



Curitiba. Reunião da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia na sede do
LacTec.



Curitiba. Reunião da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia na sede do
LacTec.


Fotos: Lenise Klenk.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco