volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Governo participa de Seminário sobre Estádios da Copa 2014

10/07/2012

Está sendo realizado nesta semana, em Fortaleza (CE), o Seminário de Operações de Estádios da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, promovido pelo Comitê Organizador Local - COL/FIFA, com a participação de representantes das doze sedes da Copa do Mundo, além de diretores de diversos clubes de futebol do Brasil.

Nesta segunda-feira (9) participaram da Mesa dos Trabalhos Bebeto, ex-atleta campeão do mundo e atual diretor e conselheiro do COL/FIFA, Ricardo Trade, diretor de Operações do COL/FIFA, Joana Havelange, diretora executiva do COL/FIFA, Luiz Fernandes, secretário-geral do Ministério do Esporte, Fulvio Danilas, diretor do escritório da FIFA no Brasil, Ferruccio Feitosa, secretário estadual da Copa em Fortaleza, e Mauro Carmélio Costa Junior, presidente da Federação Cearense de Futebol.

Ricardo Trade fez uma saudação aos participantes, afirmando "estamos iniciando uma nova etapa de trabalho, cujo foco é a operação de fato, com resultados práticos e objetivos".

O Diretor de Competição da CBF, Virgilio Elisio da Costa Neto, destacou a importância das novas doze arenas da Copa. "Serão estádios com tratamento VIP, pois o Brasil tem hoje 665 estádios cadastrados, sendo 204 particulares, 417 de prefeituras e 40 de governos de estado".

O presidente do Botafogo (RJ), Maurício Assumpção, fez um relato sobre a administração do Estádio João Havelange, o Engenhão, controlado pelo clube carioca. “Estas novas arenas deverão seguir o modelo que implantamos no Engenhão, buscando novas receitas com shows, locações, grandes eventos, shopping, hospitalidade, além dos jogos", disse Assumpção.

O ex-campeão mundial Bebeto demonstrou preocupação com os gramados dos doze novos estádios. "Os novos estádios serão maravilhosos, pois todos os projetos estão sendo executados dentro do cronograma previsto, mas minha maior preocupação está justamente nos gramados. Precisamos de boa qualidade, pois com bons gramados se evitam contusões e faz a bola rolar, garantindo um bom espetáculo". afirmou o diretor do COL.

O Secretário-Geral Luis Fernandes falou sobre a integração dos governos para a Copa. "Estamos marcando mais um passo na integração dos governos federal, estadual e municipal, junto com o COL, FIFA e CBF. Nossa união vai garantir um bom legado, com arenas sustentáveis", disse.
Segundo o secretário estadual para Assuntos da Copa 2014 do Paraná, Mario Celso Cunha, "o Seminário está sendo uma ótima oportunidade de transferência de conhecimentos aos operadores de estádios. A discussão realizada serviu para mostrar que a Arena do Clube Atlético Paranaense será uma das mais modernas, no padrão Fifa e com relevantes padrões de sustentabilidade", ressaltou.

Representando a sede de Curitiba estavam presentes, além do secretário estadual Mario Celso Cunha, as engenheiras do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC representando a Secopa municipal, Susana Lins Costa e Zelinda do Rosário, o arquiteto Carlos Arcos, o diretor administrativo Fernando Delek e o coordenador de segurança Jacson Barreto, ambos do Clube Atlético Paranaense. O evento também contou com a participação dos secretários e técnicos das doze sedes, além de representantes dos clubes de futebol Cruzeiro, Atlético Mineiro, Santos, Internacional, Grêmio, Goiás e Botafogo.


Fortaleza (CE). Seminário de Operações dos Estádios. Na foto (E/D): Carlos Arcos,
Zelinda do Rosário, Susana Lins Costa, Mario Celso Cunha, Jackson Barreto
 e Fernando Delek.



Fortaleza (CE). Seminário de Operações dos Estádios. Representantes do Paraná
na mesa dos trabalhos.


Fortaleza (CE). Seminário de Operações dos Estádios. Na foto (D/E): Secretários
Mario Celso Cunha, Gilmar Tadeu (SP) e Ferruccio Feitosa (CE), e o assessor
Joel Benin, do Ministério do Esporte.


Fortaleza (CE). Seminário de Operações dos Estádios.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco