volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Pelé comemora cinco anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

11/11/2011

O Governo do Estado do Paraná foi representado, pelo secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, na solenidade de aniversário de cinco anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba. O evento, realizado na noite desta quinta-feira (10), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, contou com a presença de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, além de autoridades como o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, no coquetel de aniversário do Instituto.

A unidade de pesquisa é o único projeto social do mundo a levar o nome do maior jogador de todos os tempos. A Instituição trabalha para ser um dos líderes da América Latina em pesquisa científica.

Atualmente, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe é uma das três unidades do Complexo Pequeno Príncipe. A instituição conta com 51 pesquisas que buscam métodos de cura e tratamento para doenças complexas. Entre os temas estudados estão: câncer, terapias com células-tronco, transtornos mentais em crianças e adolescentes, doenças infecto-contagiosas, entre outros.

O secretário Mario Celso Cunha destacou a importância do Instituto e do trabalho realizado pelo Hospital. “O Hospital Pequeno Príncipe é uma referência internacional de qualidade e competência e vem salvando vidas, orgulhando a medicina paranaense", disse o secretário da Copa.

"Quando completei mil gols, dediquei aquele momento às crianças do Brasil. Hoje, alguns anos depois, estou podendo ajudá-las através das ações do Instituto Pelé Pequeno Príncipe", disse Pelé, o Rei do Futebol e também Embaixador da Copa do Mundo no Brasil.

O evento teve a coordenação do diretor do hospital, José Álvaro Carneiro, e da diretora executiva do complexo Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, que lembrou dos trabalhos realizados e do empenho de toda a equipe. “O trabalho que realizamos é graças ao esforço de uma atuante equipe, mas principalmente dos colaboradores que ajudam financeiramente o Projeto, pois sem eles seria impossível salvar tantas vidas", lembrou Ety Cristina.

Também participaram da solenidade os jornalistas Milton Neves e Gil Rocha, juntamente com os médicos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Dr. Nilson Santos e Dra. Mara Lucia Cordeiro.

O Ministro Aldo Rebelo aproveitou para ressaltar a importância do esporte nas ações sociais. “É muito importante o esporte estar vinculado a uma ação social com a credibilidade da marca Pelé”, ressaltou.

Ao todo, 15 pesquisadores compõem a equipe do Instituto. Os trabalhos desenvolvidos contam ainda com a participação dos profissionais do Hospital Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, além de estudantes de mestrado e doutorado. A atuação conjunta tem criado um círculo virtuoso em que a pesquisa alimenta o ensino e se reflete na assistência em saúde.

Complexo Pequeno Príncipe

O Complexo Pequeno Príncipe é formado por três unidades: Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Ele atua nas áreas de assistência em saúde, ensino, pesquisa e mobilização social. O Complexo iniciou suas atividades em 1919. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Associação de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, uma organização não-governamental.

Hospital Pequeno Príncipe

Com 390 leitos, sendo 62 de UTI, o hospital realiza aproximadamente 323 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações, 577 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% de sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas crianças e adolescentes brasileiros recebem, gratuitamente, desde consultas ambulatoriais até tratamentos complexos como transplantes de rim, fígado, coração e ossos, tratamento oncológico, ortopédico e cardíaco. O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital de média e alta complexidade exclusivamente pediátrico do País.

Dados do Hospital Pequeno Príncipe em 2010:

- 322.850 atendimentos ambulatoriais;
- 23.723 internações;
- 16.627 cirurgias;
- 577.204 exames;
- 39 transplantes de rim, fígado e coração;
- Oferece atendimento em mais de 30 especialidades de saúde a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.


José Álvaro Carneiro, Milton Neves, Pelé, Mario Celso Cunha e o jornalista Gil
Rocha.



Pelé, ministro Aldo Rebelo e o secretário Mario Celso Cunha.


Ety Cristina Forte Carneiro, Ministro Aldo Rebelo e o secretário Mario Celso
Cunha.

Fotos: Camila Mendes.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco