volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Ministro Orlando Silva se reúne com as 12 sedes da Copa

25/10/2011

O secretário Mario Celso Cunha, da pasta de Assuntos da Copa do Mundo 2014, esteve nesta segunda-feira (24) em Brasília, juntamente com representantes das doze cidades-sede para o mundial, onde participou de uma reunião que contou com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva. A pauta versou sobre a Acessibilidade e Garantias para pessoas com deficiências e mostrou continuidade e determinação nas ações que envolvem o assunto Copa do Mundo, sobretudo nas atualizações da Matriz de Responsabilidades.

O evento ocorreu na sede do Ministério do Esporte e foi conduzido pelo secretário geral do Ministério, Alcino Rocha, e pelo assessor Joel Benin. Apesar das recentes denúncias envolvendo o ministro, o mesmo foi muito bem recebido pelos presentes.

"Estarei conduzindo este processo de Copa do Mundo com a mesma energia de sempre, na certeza que tudo será esclarecido e que todos podem contar sempre com o meu maior empenho. Nunca vou decepcioná-los", afirmou o ministro.

O encontro também contou com a participação da diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula de Resende, que também é cadeirante e atua na área da promoção social. “No Brasil, 14,5% da população apresenta algum tipo de deficiência, o que representa 25 milhões de pessoas”, ressaltou Ana Paula.

Na oportunidade foi debatido o decreto nº. 5.296 de 02 de dezembro de 2004, que trata das ações referentes à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e destina 2% da lotação do estádio para pessoas em cadeira de rodas e 2% dos assentos para acomodação de pessoas portadoras de deficiência visual e de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo obesos.

“O tema é extremamente sensível, pois os doze estádios que irão sediar os jogos já estão em obras e precisam atender a lei”, disse Alcino Rocha.

“O Caderno de Encargos da Fifa recomenda que os estádios apresentem zona de conforto para portadores de deficiência, com rampas, sanitários adaptados e serviços de apoio”, lembrou o secretário Mario Celso Cunha.

Também participou da reunião, a engenheira Susana Lins Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, que representou a Secretaria Municipal da Copa.


Brasília. Ministério do Esporte. Reunião sobre Acessibilidade e Garantias para
a pessoa com deficiência.



Ministro Orlando Silva, secretário Alcino Rocha e a diretora Ana Paula de
Resende.



Brasília. Ministério do Esporte. Reunião sobre Acessibilidade e Garantias para
a pessoa com deficiência.


Fotos: Ivo Lima/ME.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco