volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Copa 2014 terá 50 mil seguranças particulares

24/05/2011

Segundo estimativa do Comitê Organizador Local, cerca de 50 mil “stewards” (mordomos), profissionais que atuam na segurança interna dos estádios nos grandes eventos internacionais, estarão presentes na Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014). As polícias Militares e Civis nos Estados, ficarão com a fiscalização fora dos estádios de futebol, em ruas no entorno, nos aeroportos, portos, ruas e avenidas das cidades-sede. A segurança particular cuidará dos convidados da FIFA.

Atualmente o Brasil tem cerca de 2 milhões de vigilantes formados em cursos fiscalizados pela Polícia Federal. Para trabalhar na Copa, os novos vigilantes terão que assistir aulas específicas desta nova grade curricular. O programa prevê um total de 3 mil vigilantes, devidamente cadastrados pela Polícia Federal, para trabalhar em cada estádio, além de cuidar da segurança das instalações temporárias, ou seja, tendas, quiosques, estacionamentos, catracas e áreas de circulação.

O Secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, Mario Celso Cunha, esteve em São Paulo, trocando idéias com os órgãos de segurança paulista que atuarão no Mundial, para ter um retrato do que será feito na maior cidade brasileira.

“São Paulo terá um Centro de Controle, concentrando todas as ações na área. Serão instaladas quatro mil câmeras para a central de monitoramento. Além de evitar crimes, as imagens podem auxiliar em prisões em flagrante, investigações criminais e provas de delito”, disse Mario Celso.

Está sendo criado também um grupo especial de delegados, já apelidado de Polícia do Futebol, para atuar no combate à pirataria, clonagem de cartões e garantir segurança de autoridades estrangeiras, turistas, jornalistas e investidores de todos os continentes.

O Secretário da Copa esteve com o delegado Antonio de Olim, um dos homens mais qualificados da polícia paulista.

“Olim já atuou no DHPP, DENARC, NAPE e na Divisão Anti-Sequestro. Investigou alguns crimes de grande repercussão, como no caso da morte de Mércia Nakaschima e, também foi o autor da prisão do bandido que atirou no árbitro Roberto Godói. Com a sua experiência, atuará no projeto Copa do Mundo”, completou Mario.

O Secretário da Copa já tem agendado um encontro com o Secretário de Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida César, para repassar algumas informações que obteve nestas reuniões.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco