volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Aeroporto: Desapropriações na pauta

18/02/2011

Os Secretários de Estado, José Richa Filho, da Infraestrutura e Logística, e Mario Celso Cunha, dos Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, estiveram reunidos com o Superintendente da Infraero, Antonio Pallu, e, com o empresário Walmor Weiss, para tratar das melhorias para o Aeroporto Afonso Pena, incluindo ampliação da segunda pista e criação da terceira pista. Após uma reunião de trabalho, os secretários fizeram um sobrevôo de helicóptero na região onde já existe uma área desapropriada e outra parte que deverá ser alvo de um novo decreto de desapropriação.

A Infraero necessita de uma área de 857.000m2 para construção da nova pista de pouso e decolagem, incluindo a colocação do equipamento de ISL-3 para combater nevoeiros. Isto envolve uma região com 242 lotes e 321 casas. A região envolve as localidades: Jardim Suissa, Vila Quisissana, Nova Costeira, Costeirinha, Vila Fontes, Rio Pequeno e Bairro Jurema. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística estudam a possibilidade da elaboração de um Decreto de Utilidade Pública. Na programação da Infraero, a terceira pista deverá estar pronta somente em 2018.

O Secretário de Estado da Copa, Mario Celso, falou que “estamos iniciando entendimentos para antecipar este prazo, pois teremos a Copa do Mundo em 2014 e o fluxo de turistas será muito grande, exigindo uma pista nova e maior para receber aviões de grande porte e a demanda que um mega evento como este vai exigir. Tudo vai depender de recursos junto ao Governo Federal. Mas vejo boa vontade neste sentido”. José Richa Filho declarou que “é muito importante conhecermos de perto a realidade de cada aeroporto paranaense. O Afonso Pena está em nossos planos de melhorias, bem como o do Bacacheri, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. Uma ação conjunta dos governos municipal, estadual e federal já está em andamento e nossos técnicos estudam os melhores meios para responder aos anseios da sociedade paranaense”.

Também participaram da reunião: Marcus Vinicius Rezende Pio, Superintendente da Infraero de Londrina, a engenheira Ângela Cristina Bahr, gerente de Empreendimentos da Infraero e Germano Valença Monteiro Jr., da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco