EMBRATUR FAZ PESQUISA VISANDO COPA FIFA 2014
06/11/2009
Durante o III Seminário das Cidades Sedes para a Copa do Mundo 2014, a presidente da Embratur, Janine Pires, divulgou uma pesquisa feita com estrangeiros, visando uma avaliação do que eles pensam em respeito ao Brasil. O material será utilizado para compor ferramentas para bem receber os turistas em nosso país. Dos produtos nacionais mais conhecidos, foram citados: Café, Caipirinha, Calçados e Roupas. Quanto à maior preocupação estão: violência, com 22% e falta de segurança (18%). Dos símbolos brasileiros, três ganharam destaque: Bandeira do Brasil, Cristo Redentor e Futebol. Na visão dos turistas, os três esportes preferidos dos brasileiros são: futebol, vôlei e automobilismo. Ídolos do esporte foram citados: Pelé (14%) e Ronaldo (11%). A pergunta sobre “pretende vir ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014?”, a resposta foi: 60% SIM e 40% NÃO. O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão da Copa do Mundo FIFA 2014, que esteve no evento realizado no Rio de Janeiro, destacou que “é muito importante esta fase de diagnóstico por parte da Embratur, pois além dos milhares de turistas que virão ao país, cerca de 25% deles ficam fazendo turismo e conhecendo outras cidades após a Copa”. Está sendo elaborado um livro, em quatro idiomas, sobre as doze Cidades Sedes, mostrando fotos, história, pontos turísticos, estádios e roteiros. Um vídeo também está sendo elaborado e será utilizada uma página na WEB. Todas estas fontes de informações serão lançadas oficialmente em julho de 2010, com uma grande campanha nacional. Janine Pires destacou que “a Embratur tem pela frente alguns desafios, como: mostrar uma imagem unificada do Brasil para o mundo, realizar ações coordenadas para divulgação internacional, escolher qual foto vai representar a cidade sede com cartão postal, roteiro pré e pós jogos e levantamento de todos os dados de cada cidade escolhida. Vamos mostrar nossas belezas e conteúdos esportivos e culturais, afastando de vez qualquer tipo de imagem de turismo sexual. Hoje, o Brasil é o sétimo país do mundo a realizar eventos internacionais”, completou. Para a coordenadora geral do III Seminário, Joana Havelange, “O evento foi muito produtivo, focando no Turismo, mas não deixando de abordar outros assuntos pertinentes à Copa do Mundo no Brasil. Ouvimos os técnicos e também os representantes das doze cidades sedes. Foi muito positivo”
Fonte: Imprensa
|