volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Requerimentos à Prefeitura de Curitiba
 
Revitalização e segurança no centro de Curitiba
03/08/2006


Justificativa

Considerando que toda contribuição é importante e tendo-se em vista que o cidadão Adelson Damasceno Santos apresentou uma série de sugestões visando a revitalização e segurança no centro de Curitiba, demonstrando sua preocupação com a cidade e também, enquanto munícipe participar efetivamente do processo de desenvolvimento e cuidados para com a cidade onde mora.
Apresenta-se então a seguir, suas considerações e sugestões para que sejam avaliadas, repassando o texto por ele enviado:

"
À
Prefeitura Municipal de Curitiba
Exmo. Sr Prefeito Dr. Beto Richa
Assunto: Revitalização e Segurança do Centro de Curitiba


Fala-se muito no problema de segurança da nossa região central. A mídia local tem dado muito espaço ao tema, com artigos muito bem escritos e bem fundamentados, além de debates entre personalidades que conhecem e amam a nossa cidade. Todavia até agora, não vi nenhuma solução, ou mesmo o anúncio por parte de nossas autoridades, de algum projeto que concretize o sonho de todos os curitibanos. Para não cometer injustiça, vale ressaltar, que a Associação Comercial do Paraná tem um programa de revitalização do centro, mas que não contempla a segurança.

Como não pretendo ser apenas mais um crítico; pois sei que isso já existe em demasia, quero propor soluções, que a meu ver são eficazes e fáceis de executar, e praticamente sem elevados custos para a prefeitura. Vamos às sugestões:

Decreto de lei do Sr. Prefeito a Câmara Municipal, banindo do centro da cidade todos os empreendimentos comerciais que de alguma forma contribuam para a prostituição, venda e uso de drogas e delinqüências em geral. Exemplos: boates, casas de massagem, "hotéis", "bares" etc. Neste caso os alvarás seriam cassados.
Disponibilizar regiões fora de área habitada, para esses estabelecimentos.
Intimar proprietários de imóveis  inabitados a reformá-los sob pena de demolição, passado o prazo estabelecido. (Se não houver legislação que permita, deve ser enviado a Câmara Municipal projeto de Lei do Executivo)
Locais críticos como: Faria Lima, Cruz Machado, Riachuelo, Alameda Cabral, Saldanha Marinho e adjacências dessas ruas, seriam revitalizadas com paisagismo e iluminação especial. Isto depois de retirados os focos que hoje originam a criminalidade.
Criar sob algumas praças do centro da cidade, estacionamentos públicos, pagos, como existe, por exemplo, no Principado de Mônaco. Sem os quais, não adiantaria a revitalização do comércio em vista da concorrência dos Shoping Centers.
Criar mais alguns "calçadões" com paisagismos e iluminação especial, de preferência nas ruas que eram locais de criminalidade.
Fazer uma cobertura transparente sobre toda a Rua 15 de Novembro (R. das Flores) como existe em Las Vegas U.S.A. (só a cobertura).

Para algumas destas obras se poderia  contar com a participação da iniciativa privada.

Estacionamentos. Financiamento e exploração ou financiamento com a garantia de pagamento com os recursos auferidos da cobrança.
Cobertura da R. das Flores. Patrocinado pelos estabelecimentos comerciais que ali atuam.  A Associação Comercial poderia assumir a responsabilidade de levantar os recursos.

Finalizo afirmando que sei que o senhor excelentíssimo prefeito e sua equipe, certamente têm planos, quem sabe melhores do que estes; mas como um cidadão que adotou esta terra há 28 anos  e ama igual ou mais que a de nascimento, não poderia ficar ao largo, apenas contemplando a decadência do nosso centro.

Atenciosamente,

Pr. Adelson Damasceno Santos

Voltar

Fale Conosco